Getting your Trinity Audio player ready...
|
A formação do Farmacêutico 7 Estrelas, profissional multifacetado e preparado para os desafios contemporâneos, exige uma abordagem educacional inovadora e inspiradora. Nesse contexto, as ideias de grandes pensadores da educação, como Paulo Freire, Zygmunt Bauman, Benjamin Bloom e outros, podem contribuir significativamente para a elaboração de metodologias que promovam o desenvolvimento integral desse profissional.
Diálogo com diferentes perspectivas:
- Paulo Freire: Sua pedagogia libertadora, com ênfase no diálogo, na conscientização e na transformação social, pode inspirar uma formação farmacêutica mais crítica, reflexiva e humanizada, voltada para as necessidades da comunidade.
- Zygmunt Bauman: Sua análise da modernidade líquida, marcada pela incerteza e pela fluidez, pode auxiliar na construção de um currículo que prepare o farmacêutico para lidar com a constante mudança e a complexidade do mundo atual.
- Benjamin Bloom: Sua taxonomia de objetivos educacionais, que classifica as habilidades cognitivas em diferentes níveis, pode orientar a definição de metodologias que estimulem o desenvolvimento de habilidades essenciais para o farmacêutico, como pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões.
- David Ausubel: Sua teoria da aprendizagem significativa, que enfatiza a importância de conectar novos conhecimentos à estrutura cognitiva do aluno, pode contribuir para uma formação mais relevante e duradoura.
- Jean Piaget: Seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo podem auxiliar na adaptação das metodologias de ensino às diferentes fases de aprendizagem dos estudantes de farmácia.
Construindo pontes entre a teoria e a prática:
A contribuição dos pensadores da educação pode se concretizar na implementação de:
- Metodologias ativas: Aprendizagem baseada em problemas (ABP), aprendizagem entre pares, simulações, estudos de caso, pesquisa e extensão, entre outras, que estimulem o protagonismo do estudante e a construção do conhecimento de forma ativa.
- Currículos flexíveis e interdisciplinares: Que integrem diferentes áreas do conhecimento, como ciências farmacêuticas, ciências sociais e humanas, e que sejam adaptados às demandas do mercado de trabalho e às necessidades da sociedade.
- Avaliação formativa e processual: Que acompanhe o desenvolvimento do estudante ao longo do curso, fornecendo feedback constante e permitindo a reorientação da aprendizagem.
- Formação humanista e ética: Que estimule o desenvolvimento de valores como empatia, responsabilidade social, ética profissional e compromisso com a saúde da população.
Um futuro promissor para a farmácia:
Ao dialogar com as ideias dos grandes pensadores da educação, a formação farmacêutica pode se tornar mais dinâmica, relevante e transformadora, formando Farmacêuticos 7 Estrelas capazes de atuar com excelência, humanismo e comprometimento social no cuidado à saúde.