Getting your Trinity Audio player ready...
|
Fake News em saúde são notícias falsas, informações imprecisas ou exageradas, que circulam nas redes sociais, aplicativos de mensagem, blogs e outros meios de comunicação, e que têm o objetivo de disseminar informações enganosas sobre temas relacionados à saúde.
O impacto das Fake News em saúde pode ser muito prejudicial para a saúde das pessoas. Isso porque muitas vezes essas informações são compartilhadas sem qualquer embasamento científico, e podem levar as pessoas a tomar decisões equivocadas em relação à sua saúde, colocando em risco sua integridade física e mental.
As Fake News em saúde podem levar as pessoas a adotarem práticas inadequadas, como automedicação, utilização de tratamentos alternativos sem comprovação científica, ou mesmo deixar de lado tratamentos comprovados cientificamente em favor de soluções que não têm qualquer respaldo médico.
Além disso, as Fake News em saúde também podem gerar desconfiança em relação às instituições e profissionais de saúde, colocando em risco o processo de prevenção e controle de doenças, já que muitas vezes as informações falsas são disseminadas como se fossem verdades científicas.
Portanto, é importante que as pessoas estejam sempre atentas à origem e veracidade das informações que recebem sobre saúde, buscando sempre informações em fontes confiáveis e devidamente comprovadas cientificamente,