Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Fitoterapia é a ciência que estuda o uso de plantas medicinais para o tratamento de doenças. No Brasil, é uma prática bastante popular e utilizada por muitos profissionais da área da saúde, inclusive na dermatologia. Neste artigo, serão discutidas algumas plantas brasileiras que apresentam propriedades medicinais e podem ser utilizadas na prática da Fitoterapia em pacientes dermatológicos.
Plantas utilizadas na Fitoterapia Clínica Dermatológica:
- Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi)
A aroeira é uma planta típica da flora brasileira, muito utilizada na medicina popular. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, o que a torna uma excelente opção para o tratamento de afecções dermatológicas como dermatites, eczemas e psoríase.
- Babosa (Aloe vera (L.) Burm. f.)
A babosa é uma planta muito conhecida por suas propriedades cicatrizantes e hidratantes. Ela é capaz de acelerar o processo de cicatrização de feridas, queimaduras e outros tipos de lesões cutâneas. Além disso, possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana, o que a torna uma excelente opção para o tratamento de acne e outras afecções da pele.
- Copaíba (Copaifera spp.)
A copaíba é uma planta nativa da América do Sul, utilizada há séculos pela população indígena como anti-inflamatório e cicatrizante. Ela possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, o que a torna uma opção eficaz no tratamento de doenças de pele como acne, dermatite e psoríase.
- Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum L.)
A erva-de-são-joão é uma planta conhecida por suas propriedades antidepressivas, mas também pode ser utilizada na dermatologia. Ela possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e antioxidante, o que a torna uma excelente opção para o tratamento de lesões cutâneas e feridas.
- Malva (Malva spp.)
A malva é uma planta muito utilizada na medicina popular, principalmente para o tratamento de problemas respiratórios. No entanto, ela também apresenta propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, o que a torna uma opção eficaz no tratamento de afecções dermatológicas como eczemas, dermatites e psoríase.
A Fitoterapia Clínica Dermatológica pode ser uma opção eficaz para o tratamento de diversas doenças de pele. No Brasil, existem diversas plantas com propriedades medicinais que podem ser utilizadas na prática da Fitoterapia. A escolha da planta mais adequada para cada caso deve ser feita por um profissional capacitado e de acordo com as necessidades de cada paciente.