Bom Dia Paraná | Número de soropositivos entre 15 e 24 anos cresce 517% em 8 anos | Globoplay
globoplay.globo.com
O aumento do número de jovens entre 15 e 24 anos vivendo com HIV é uma realidade preocupante no Brasil e no mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde de 2023 indicam:
- Mais de 52 mil jovens nessa faixa etária evoluíram para AIDS nos últimos 10 anos.
- Entre 2010 e 2020, houve aumento de 29% e 20,2% na detecção de AIDS em jovens de 15 a 29 anos e 20 a 24 anos, respectivamente.
- Em 2021, 37% dos novos casos de HIV no Brasil estavam entre jovens de 15 a 24 anos.
Fatores que contribuem para o aumento:
- Falta de informação e educação sexual: Muitos jovens não têm acesso a informações precisas sobre o HIV e como se prevenir.
- Comportamento sexual de risco: Sexo sem preservativo, múltiplos parceiros sexuais e início precoce da vida sexual aumentam o risco de infecção.
- Estigma e discriminação: O medo do preconceito e da exclusão pode levar os jovens a adiar o teste ou a não procurar tratamento.
- Dificuldades no acesso ao teste e tratamento: Falta de acesso a serviços de saúde, transporte e tempo livre podem dificultar o diagnóstico e acompanhamento da doença.
Medidas para combater o aumento:
- Intensificar campanhas de informação e educação sexual: Abordar temas como sexo seguro, consentimento e prevenção de ISTs de forma clara e acessível aos jovens.
- Promover o acesso ao teste de HIV: Ampliar a oferta de testes gratuitos e confidenciais em unidades de saúde, escolas e outros locais estratégicos.
- Garantir o acesso ao tratamento antirretroviral: Assegurar que os jovens com HIV tenham acesso ao tratamento gratuito e de qualidade, com acompanhamento médico e psicológico.
- Combater o estigma e a discriminação: Promover a compreensão e o respeito às pessoas que vivem com HIV, combatendo o preconceito e a exclusão.
Ações para o futuro:
- Investir em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e tratamento do HIV.
- Fortalecer a integração entre os serviços de saúde, educação e assistência social para oferecer um atendimento integral aos jovens.
- Envolver a comunidade, incluindo jovens, na resposta à epidemia de HIV.
O aumento do número de jovens com HIV é um problema sério que exige uma resposta multissetorial e abrangente. Através de ações de prevenção, educação, acesso ao tratamento e combate ao estigma, podemos reverter essa tendência e garantir a saúde e o bem-estar dos jovens.
Para mais informações:
- Ministério da Saúde: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/ministerio-da-saude
- Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/abcad18.pdf
- UNAIDS: https://www.unaids.org/en
Fontes:
- Mais de 52 mil jovens de 15 a 24 anos com HIV evoluíram para aids nos últimos dez anos: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/fevereiro/mais-de-52-mil-jovens-de-15-a-24-anos-com-hiv-evoluiram-para-aids-nos-ultimos-dez-anos
- Por que jovens de 20 a 34 anos representam mais de metade dos casos de HIV: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/por-que-jovens-de-20-a-34-anos-representam-mais-de-metade-dos-casos-de-hiv/